Aeródromo de Bragança recebe no verão uma nova Estação Meteorológica Automática

O Aeródromo Municipal de Bragança vai ser dotado de uma nova Estação Meteorológica Automática (EMA) que entrará em funcionamento no início do verão, representando um investimento de 100 mil euros, indicou  a autarquia local.

“O Aeródromo é um dos poucos do país a dispor de vários sensores meteorológicos em locais diferenciados”, indicou em comunicado a autarquia presidida pelo social-democrata Hernâni Dias.

Segundo o município, responsável pela infraestrutura, a disponibilização deste equipamento resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara de Bragança e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a instalação de uma Estação Meteorológica Automática naquele equipamento aeronáutico.

“Esta inovação representa diversas vantagens para a aviação, já que permitirá, por exemplo, assegurar informações rigorosas sobre as condições da pista no momento de aterragem ou descolagem”, indica a autarquia.

Este investimento a suportar pelas duas entidades, na ordem dos 100 mil euros, vai “complementar” os equipamentos já existentes no aeródromo, instalados no topo da pista, agregando os dados obtidos através destes sensores à informação conseguida a partir da nova Estação Meteorológica Automática.

“De modo a assegurar as melhores condições para o serviço, o município de Bragança suportará, entre outros trabalhos e intervenções, a ligação em fibra ótica e a aplicação informática específica”, lê-se no comunicado.

Além da carreira aérea comercial regular, que faz a ligação Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão, o aeródromo municipal de Bragança é atualmente usado por adeptos dos voos de recreio e de serviços de emergência e socorro.

O presidente da Câmara tem reivindicado a passagem do aeródromo a aeroporto regional de Trás-os-Montes e a inclusão do investimento necessário para esse estatuto no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu