Ação Simbólica: vem semear um “concelho jardim”!

1666

Apesar do epíteto “cidade jardim”, durante décadas poucos novos jardins foram criados. Uma das poucas exceções é a encosta do Hotel Montebelo, que na prática mais não é do que um jardim para os hóspedes daquela unidade hoteleira da Visabeira.

Pelo contrário, assistimos, por exemplo, à desvalorização do jardim da Ribeira e ao corte de árvores com décadas de idade, como se de imobiliário inanimado se tratassem. Mas pouca relevância isto parece ter para uma Câmara que exibe, como exemplares de espaços verdes e jardins, fotografias de rotundas com flores.

O executivo da Câmara Municipal tem justificado que por cada árvore abatida são plantadas 12, mas não se sabe bem por onde andam, nem uma árvore jovem pode substituir uma antiga, já perfeitamente integrada num ecossistema.

Para alertar para tudo isto, promovemos uma ação simbólica: vamos criar um “jardim” num espaço onde foi abatida, e nunca substituída, uma árvore, no centro histórico (Praça D. Duarte/ Rua das Ameias).

:: 22H00 – DJ Set/ Live Performance : Phaser

Phaser surge da simbiose artística entre a imagem e o som. Original de Viseu, com 19 anos, desde muito cedo lhe surgiu um enorme interesse nas artes visuais e na música, tendo sido membro da banda “Color Ivy” durante o secundário, com espetáculos no festival Mescla, e alguns por Viseu e em Lisboa. Dinamizou também duas instalações artísticas nos Jardins Efémeros durante essa altura. Frequenta a licenciatura em Cinema na Universidade da Beira Interior. Encontra-se a produzir e a realizar um videoalbum há um ano e meio, com apoio financeiro da Viseu Cultura 20/21.

19 SETEMBRO – Dança | Círculo de Conversa

Aparece na Rua das Ameias/ Praça D. Duarte a partir das 17H30!

:: 17H30
Espetáculo de Fusion Bellydance: Habibah da Lua

Habibah da Lua é uma Companhia de Dança Oriental, criada pela bailarina, professora e coreógrafa Margarida Lua em junho de 2013. O desejo de partilhar a Dança Oriental, celebrar o feminino e dar a conhecer a tradição dos países do Médio Oriente foi o que a levou a fundar este grupo. O que nos move é autodescoberta de nós mesmas pela criatividade e pelo movimento natural intrínseco a cada uma. O que nos move é o Amor!

:: 18H00
Círculo de Conversa: A construção ativa de um concelho para todas as pessoas

Círculo de conversa com ativistas de Direitos Humanos de Viseu.

Continuam a existir preconceitos enraizados. Nem todas as pessoas têm as mesmas oportunidades, liberdade e tratamento digno, na sociedade e nas instituições do concelho de Viseu.

As mulheres, as pessoas LGBTI+, as pessoas imigrantes, afrodescendentes, ciganas, asiáticas e de outras comunidades racializadas são ainda privadas dos seus direitos fundamentais. Por isso é importante a defesa intransigente dos Direitos Humanos e a construção ativa de um concelho para todas as pessoas