O Académico de Viseu venceu o Länk Vilaverdense por 2-0, em jogo da 18.ª jornada da II Liga de futebol, disputado em Coimbra, nova casa da equipa minhota, com um ‘bis’ de Marquinho.
O médio brasileiro estreou-se a marcar no campeonato, com golos aos 40 e 55 minutos, através de remates rasteiros, numa partida em que o Estádio Cidade de Coimbra foi pela terceira vez casa emprestada da formação do distrito de Braga.
Numa primeira parte bastante movimentada, com oportunidades de golo para as duas equipas, o Académico de Viseu inaugurou o marcador aos 40 minutos, num remate de Marquinho em que a bola desviou nas pernas de Carlos Freitas e traiu o guarda-redes Rogério Santos, na sequência de um canto marcado à maneira curta.
Ainda antes do intervalo, o empate esteve à vista numa jogada individual de Bruno Silva, que recuperou a bola a meio-campo e galgou terreno até à área contrária, deixando para João Caiado, que rematou a rasar o poste.
No segundo tempo, a equipa minhota procurou novamente a igualdade, mas seria a equipa viseense a fazer o segundo golo, aos 55 minutos, novamente por Marquinho, num remate de fora de área, após lançamento de André Clóvis.
O Länk Vilaverdense não baixou os braços e continuou à procura do golo, mas sem criar tanto perigo como nos primeiros 45 minutos, acabando o jogo com maior posse de bola, mais remates (19 contra nove) e mais pontapés de canto (12 contra cinco).
O remate mais perigoso da equipa minhota no segundo tempo pertenceu ao capitão André Soares, aos 68 minutos, à entrada da área, para uma excelente defesa do guarda-redes Gril.
Mais confortável no jogo, o Académico de Viseu nunca abdicou do ataque e, por mais do que uma vez, esteve perto de dilatar a vantagem, que seria um castigo pesado para a boa prestação do Vilaverdense, pouco eficaz no capítulo da finalização.
A formação minhota continua no fundo da tabela classificativa, no 17.º lugar, com 13 pontos, enquanto a equipa viseense subiu provisoriamente ao sétimo lugar, com 26 pontos.
Jogo disputado no Estádio Cidade de Coimbra.
Länk Vilaverdense – Académico de Viseu, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Marquinho, 40 minutos.
0-2, Marquinho, 55.
Equipas:
– Länk Vilaverdense: Rogério Santos, Batista, Laércio, Carlos Freitas, Maviram, Lénio, Momo Sacko (Boubacar, 71), João Caiado, André Soares (Ansu Fati, 83), Gonçalo Teixeira e Bruno Silva.
(Suplentes: Carlos Paulo, Konaté, Ansu Fati, Armando Lopes e Boubacar).
Treinador: Sérgio Machado.
– Académico de Viseu: Domen Gril, André Almeida, Nduwarugira, João Pinto, Igor Milioransa (Henrique Gomes, 80), Messeguem, Jovani, Yuri Araújo (Tomás Silva, 90+1), Marquinho (Miguel Bandarra, 64), Gautier e André Clóvis.
(Suplentes: Mouhamed Mbaye, Kauâ Oliveira, Rodrigo Pereira, Steven Petkov, Simonsen, Miguel Bandarra, Daniel Labila, Tomás Silva e Henrique Gomes).
Treinador: Jorge Simão.
Árbitro: Gonçalo Neves (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Marquinho (22), Momo Sacko (45+1), Gautier (62) e Lénio (85).
Assistência: Cerca de 100 espetadores.