A VOZ DO ROCK distinguidos com prémio de boas práticas de envelhecimento activo da CCDR Centro

2598

A VOZ DO ROCK, apresentado pela Associação Gira Sol Azul, foi o projecto vencedor do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável na região Centro, categoria Vida+, promovido pela CCDR Centro em colaboração com o consórcio Ageingcoimbra. Esta 3ª. edição do concurso contou com 160 candidaturas, mais 8% do que no ano passado, distribuídas por três categorias: Conhecimento+, Saúde+ e Vida+. Num interior com falta de incentivos ao envelhecimento activo, o concurso tem como objectivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projectos e iniciativas que promovem a longevidade com saúde e com maior qualidade de vida.

Sobre o prémio, Ana Bento (direcção musical e artística do projecto), refere que “é um sinal muito positivo, num concurso cujo foco não é especificamente cultural e artístico, encontrarem-se 2 projectos desta natureza como finalistas – os A VOZ DO ROCK e a Rádio Universidade Sénior de Nelas- e ser um destes projectos a vencer o concurso. Ainda há muito trabalho para fazer no que toca à temática do envelhecimento, ao lado humano e à qualidade de vida, mas este é um sinal de que começa a haver abertura para pensarmos que viver e envelhecer não é apenas ter acesso às necessidades mais básicas, não é só ser alimentado, ter cama e roupa lavada ou um sofá em frente a uma tv. Viver e envelhecer com qualidade e dignidade é também ter a possibilidade de se desafiar os próprios limites, de se poder continuar a construir a felicidade, de se poder fruir do prazer nas suas mais variadas formas, nomeadamente ter 80 ou 90 anos e poder cantar numa banda rock.”

Os A VOZ DO ROCK estrearam-se em 2014 no âmbito do Festival de Artes “Viseu A” em 2014 e tem como meta quebrar as barreiras da idade e demonstrar que, com vontade, tudo se faz, até concertos de rock. É composto na sua maioria por octogenários de Viseu, que optam pelo rock e por canções que geralmente não se fazem ouvir em vozes de pessoas mais idosas. E é assim que há quase 6 anos os “A Voz do Rock” rompem fronteiras entre gerações e excedem os limites da própria condição humana, apresentando uma imagem positiva do envelhecimento que se traduz numa performance encenada que, acima de tudo, celebra o prazer da partilha musical e da própria vida. Os A VOZ DO ROCK já tocaram em directo em vários programas televisivos, já pisaram palcos como Casa da Música, vários auditórios municipais, escolas e lares. Mais recentemente, o grupo realizou um concerto especial com o Kalú (Xutos e Pontapés) no Teatro Viriato onde ele afirmou “Estou completamente cilindrado com o profissionalismo destas pessoas, a graça e a juventude deles. É uma lição”.