A cultura, o interior e o despovoamento discutem-se “Cá Dentro”

Pode a produção cultural ajudar a combater o despovoamento? Como pode a cultura desenvolver um território? Dia 22 de janeiro, a cultura acontece  Dentro e pretende tratar estas e outras questões, numa conversa promovida e organizada pela Semana Cultural de Penalva de Alva. Esta iniciativa vai ser transmitida de forma gratuita através das redes sociais e está marcada para as 18 horas.

Cá Dentro – Conversa sobre a relação entre cultura, despovoamento e organização do território interior português” surge com o intuito de relacionar a cultura e a produção cultural com as problemáticas do despovoamento e da crescente desertificação do interior português. Pretende ser um espaço de troca de ideias e opiniões, capaz de abordar a cultura e o despovoamento através de várias perspetivas: a dos artistas, a dos produtores, a dos investigadores e a do público.

Assim, são convidados à conversa o músico Afonso Dorido, criador do projeto a solo Homem em Catarse, que discorre sobre 17 localidades do interior no seu álbum “Viagem Interior”; Luís Sousa Ferreira, criador do festival Bons Sons, programador cultural no projeto Caminhos do Médio Tejo e diretor artístico do 23 Milhas; Miguel Nascimento, investigador na área das Ciências Sociais e técnico superior na Câmara Municipal do Fundão; e ainda o realizador Tiago Cerveira, autor do projeto O Meio e a Gente, onde fotografa os lugares e os costumes da região da Beira Serra. No final da conversa, também o público será chamado a colocar perguntas aos convidados.

A Semana Cultural de Penalva de Alva é organizada anualmente pela Sociedade Recreativa Penalvense. A sua primeira edição aconteceu em 2017, depois dos incêndios que pintaram de preto as paisagens verdes do vale do Alva. Desde então que a Semana Cultural se pauta pela valorização do interior, da natureza e da tradição, através da arte, da cultura e das pessoas.

Em 2020, tendo em conta todas as restrições impostas pela realidade pandémica, a quarta edição da Semana Cultural de Penalva de Alva não pôde realizar-se. A conversa “Cá Dentro” seria um dos eventos incluídos na sua programação, que encontra agora no formato online uma nova oportunidade de discutir a cultura no interior e de levar essa discussão à casa de todos.

CÁ DENTRO

22 janeiro | 18 horas

Transmissão online gratuita

Evento: https://fb.me/e/72BXGVeSY

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia