6 e 8 de junho | 08h45 às 17h30| Covilhã e Guarda

“Diabetes no Centro”

Covilhã e Guarda recebem reunião para debater o tratamento da diabetes na região Centro

No dia 6 e 8 de junho a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e o Programa Regional da Diabetes da ARS do Centro organizam, entre as 08h45 e as 17h30, no Hotel H2otel na Covilhã (6 de junho) e no Hotel Lusitânia Guarda (8 de junho), uma reunião formativa dirigida a profissionais de saúde para analisar a aplicabilidade e a eficiência dos planos de saúde nacionais na área da diabetes, o tratamento em Portugal e acesso à inovação, em particular no centro do país. Esta reunião faz parte de um ciclo de sessões que começaram em abril em Leiria e que irão realizar-se até ao final do mês de junho em várias cidades da região.

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia, as UCFD do ACeS Cova da Beira, a ULS C Branco ( BIS e PIS), e a UCFD da ULS da Guarda convidam os médicos e enfermeiros da região a saber mais sobre a prevalência da diabetes em Portugal, bem como o estado dos planos nacionais para o diagnóstico, tratamento/acompanhamento e prevenção desta patologia que atinge já mais de um milhão de portugueses.

Neste ciclo de reuniões, os profissionais de saúde poderão aprofundar os seus conhecimentos sobre as complicações associadas à diabetes, os novos tratamentos para a diabetes e a temática “Diabetes em Portugal”. “O coração do diabético” será um dos temas centrais destas sessões uma vez que, segundo Hélder Ferreira, vice-presidente da SPD e coordenador do Programa da Diabetes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro “os problemas cardiovasculares que surgem associados à diabetes representam 50% das causas de morte nos doentes com diabetes tipo 2 – e podem representar a perda de 12 anos de vida”.

Hélder Ferreira explica ainda que “as novas terapêuticas para tratar a diabetes atuam particularmente na redução do risco cardiovascular nas pessoas com diabetes e introduziram um novo paradigma de tratamento, sendo por isso necessário conhecer e debater o impacto positivo destas mudanças na prática clínica de médicos e na vida dos doentes e cuidadores”.

“A pessoa com diabetes é por norma um paciente com multimorbilidade, o que implica polimedicação, com todos os benefícios e eventuais interações e efeitos secundários dos fármacos”. Muitos medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, levando à toma de forma incorreta e utilização de fármacos sem evidência científica. A conciliação terapêutica é uma atividade que visa aumentar a segurança do doente”.

Depois da Covilhã e Guarda, o Ciclo de Reuniões Formativas avança para Aveiro (14 de junho) e Lousã (22 de junho).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia