5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE STREET ART DE VISEU VAI CRIAR 15 NOVAS PAISAGENS ARTÍSTICAS NA CIDADE-JARDIM

1806

Maior edição de sempre do Festival “Tons da Primavera” traz a estreia de dois grandes artistas espanhóis em Portugal. Draw & Contra pintam homenagem a Dom Zeferino, em ano de “Destino Nacional de Gastronomia”

 

De 9 a 12 de maio, Viseu recebe a 5ª e maior edição de sempre do Festival de Street Art “Tons da Primavera”, que vai ver nascer novas intervenções artísticas na cidade e nas freguesias.

Entre pinturas e instalações, nascerão 15 novas obras em Viseu, que se juntarão às 45 já criadas nas edições anteriores do “Tons da Primavera”. A gastronomia de Viseu e os seus atributos identitários de cidade-jardim, cidade vinhateira do Dão e cidade de Viriato servem de inspiração às novas intervenções.

“Em 2019, voltamos a descentralizar o Festival e reforçamos a sua presença nas freguesias periurbanas e de fundo rural”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. “Orgens, Campo, Repeses e São Salvador, Fragosela, Abraveses, São Cipriano e Vil de Soito vão receber intervenções do nosso Festival”.

“A aposta em artistas internacionais é renovada nesta edição”, sublinha por sua vez o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado. “Viseu recebe dois dos nomes mais influentes da arte urbana em Espanha, Miquel Wert e Lula Goce, que atuam pela primeira vez em Portugal”.

Tutu Sousa, artista plástico cabo-verdiano, intervencionará o posto da GNR, em Abraveses. Esta é uma participação que resulta da parceria firmada com o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo-Verde em 2018, na últ ima edição do Festival Literário de Viseu, em dezembro passado.

Também o brasileiro UTOPIA fará uma pintura em Viseu, na Associação de Tondelinha, em Orgens.

A eles juntam-se os portugueses HAZUL, REGG, Pedro Raposo Mendes, Oker & Asno, GLAM e a dupla Draw & Contra, que irá executar um grande mural de tributo a Dom Zeferino, o maior nome da gastronomia viseense no séc. XX.

Também os artistas locais terão uma forte presença no Festival e criarão novas obras artísticas na cidade.Rosália Marques, Rosário Pinheiro, YOUTHONE, Luís Daniel e o coletivo Ergo Bandits são os nomes confirmados.

A edição de 2019 do Festival de Street Art de Viseu aposta numa diversificação de expressões. Este ano, a fotografia terá uma grande exposição a céu aberto, dedicada ao tema da gastronomia e dos produtos da terra, a par da pintura e da instalação artística.

Nesta edição do Festival, a Rua Formosa e a Praça D. Duarte receberão uma instalação de fotografia, nas varandas dos edifícios que espreitam para ambos os locais.

Paralelamente ao Festival de Street Art, o Mercado 2 de Maio volta a proporcionar programação de qualidade para todos os públicos, entre concertos, espetáculos, oficinas para todas as idades, street food e artesanato da região.

Na música domina o “indie” e o alternativo. B Fachada “inaugura” o palco do Mercado 2 de Maio, na noite de quinta-feira, pelas 21H30. Na sexta-feira à noite, os Capitão Fausto atuam na Fonte das 3 Bicas, num grande concerto que vai contar com grandes êxitos da banda, pelas 22 horas. Às 23H30, os Embaixadores de Viseu Galo Cant’Às Duas encerram a noite, no mesmo palco.

No sábado, os Orelha Negra, banda que combina vários estilos como o jazz, soul, funk, hip-hop e groove, também vão atuar na Fonte das 3 Bicas. Xinobi terminará a noite, cujo espetáculo começa às 23H30.ADFECTUS, Bruce Brothers Trio e emmy Curl são alguns dos restantes nomes musicais do evento, que atuarão no Mercado 2 de Maio, de 9 a 12 de maio.

Sábado e domingo à tarde, o Mercado vai assistir às conversas “A Rua é uma Galeria. A Gastronomia é uma Arte”, ambas sobre a temática do ano em Viseu. No dia 11, os artistas do Festival de Street Art vão juntar-se para debater o que os inspirou na criação das respetivas obras numa conversa informal, guiada por Jorge Sobrado. Já no dia 12, domingo, é a vez dos chefs de Viseu Diogo Rocha, Luís Almeida e Hugo Marques se juntarem para debater os temas da gastronomia e da arte, com a moderação do jornalista Amadeu Araújo.

O “Tons da Primavera” 2019 traz, ainda, uma novidade na programação: a atividade “Drink and Draw” que, acompanhada de vinho do Dão, consiste numa sessão de desenho criativo, com um modelo vivo. Direcionada a participantes sem experiência na área do desenho, o “Drink and Draw” tem como objetivos principais o contacto interpessoal e “offline” entre os participantes, assim como a promoção de uma experiência diferente e memorável. Vai realizar-se na sexta-feira e sábado, às 18H30, direcionada a adultos. Também no sábado, às 16H30, há uma sessão direcionada a crianças.

Também no Mercado 2 de Maio, as provas de vinho do Dão voltam a estar em destaque, com a presença de produtores da região na instalação “Entre Aduelas”. No andar superior da praça histórica, o evento vai contar com operadores de street food para fazer as delícias de miúdos e graúdos.

A programação inclui, ainda, oficinas artísticas, o espaço infantil “Dão Petiz” e mostras de produtos artesanais da região, envolvendo dezenas de parceiros locais.

O evento é organizado pelo Município de Viseu e pela VISEU MARCA. A GALP, a LITOCAR e a Coruja são patrocinadores oficiais do Festival “Tons da Primavera”.