4inova.pt premeia inovação

1821

As regiões do “Douro, Beiras e Serra da Estrela, Viseu, Dão Lafões e Beira Baixa” através das Associações Empresariais NERVIR, AIRV, AEBB e NERGA organizaram entre 5 e 9 de março, a Semana da Competitividade e Inovação 4INOVA.PT, que encerrou na sexta-feira com jantar-conferência na Guarda.

A Semana da Competitividade e Inovação 4INOVA.PT pretendeu sensibilizar e capacitar as PME para os fatores críticos da inovação, desenvolver processos de inovação, estimular o trabalho em rede, ligar as empresas às instituições de ensino superior e outras instituições, desenvolver projetos inovadores, com vista à criação de novos bens e serviços, aumentar a produtividade e a capacidade de criação de valor.

No âmbito desta Semana foram realizadas visitas a Instituições de Ensino e Centros de Investigação, sessões de Matchmaking e Workshops temáticos. Serão ainda divulgados o Sistema Digital de Monitorização da Inovação das PME – 4INOVA.PT e a Mostra Empresarial online 4INOVA.PT.

Perto de 500 empresários dos quatro distritos participaram nesta Semana da Competitividade, um projeto cofinanciado pelo Compete, que terminou com um jantar, no Nerga, na Guarda, onde foram entregues os prémios do Concurso 4INOVA.PT.

A iniciativa, que pretendeu premiar as empresas dos quatro distritos que apostam na inovação, entregou cinco mil euros às empresas que ficaram no primeiro lugar e troféus às empresas classificadas em segundo e terceiro lugar.

Para o Distrito de Viseu vieram os seguintes prémios:

Em 1º Lugar:

– Tojaltec – Fabrico de Máquinas Lda, ganhou o Prémio 4INOVA Tecnologia e Processos, com o projeto AMBIVAP ( Projeto de tratamento de efluentes e águas residuais, autossustentado com recurso a energia renovável (energia Solar);

– Marques Rilho Unipessoal, Lda, ganhou o Prémio 4INOVA de Sustentabilidade e Eficiência Energética, com o projeto VeloConcept Estafetas (Serviço de entregas logísticas efetuado em exclusivo, com meios de locomoção não poluentes).

Em 2º lugar:

– D2E – Dinâmicas de Estratégia Empresarial, ganhou o Prémio Tecnologia e Processos, com o projeto Municípios com Vida ( Criar uma plataforma digital única, facilitando o contacto e visibilidade entre os municípios e respetivas populações);

– Tojaltec – Fabrico de Máquinas Lda, ganhou o Prémio Intersetor (Variedade Relacionada), com o projeto Pistola de Cogumelos ( Conceção e desenvolvimento para a produção de cogumelos Shiitake);

– Open Grow, Lda, ganhou o Prémio Tecnologia e Processos, com o projeto Growlab ( Sistema de automação agrícola direcionado para o pequeno e médio cultivador).

Em 3º lugar:

– Rui Nelson dos Reis Rodrigues, ganhou o Prémio Intersetor (Variedade Relacionada), com o projeto Pawwood (Responsável por vender ou alugar espaços e/ou lotes de árvores, florestar uma determinada área e fazer a sua manutenção).

A AIRV, felicita todas as empresas premiadas e, de uma forma muito especial, às pertencentes ao nosso Distrito.