4.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+ realiza-se em outubro

Junho, mês do orgulho LGBTI+, é um momento de assinalar aquilo que foi e ainda é a luta pelos direitos das pessoas LGBTI+. Em 2021 assinalam-se 52 anos da Revolta de Stonewall. A 28 de junho de 1969, várias pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn revoltaram-se contra a invasão da polícia de Nova Iorque, dando assim origem a uma série de manifestações violentas e espontâneas. Foi a primeira faísca do que viria a ser o movimento LGBTI+.

Desde Stonewall que este é um movimento político no combate à discriminação, pelo fim da violência e da opressão. As marchas continuam a ser importantes! É por isso que a Plataforma Já Marchavas convoca pela quarta vez consecutiva a Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+, a realizar-se no dia 10 de outubro de 2021.

A data coincide com a véspera do The Coming Out Day (11 de outubro), ou seja, o dia internacional em que se assinala a saída do armário. Um dia que pretende consciencializar para a importância das pessoas se assumirem, sem medo, e serem quem realmente são, sem medo. Todas as pessoas podem e têm o direito de amarem quem quiserem, de se identificarem da forma que quiserem e serem aceites como tal. Devemos respeitar e entender que amar e amar-nos a nós própries é natural e ninguém deve esconder um sentimento e forma de ser e estar tão bonitas e únicas.

O orgulho que se assinala em junho e o orgulho com que se vai marchar em outubro, não é exatamente pela pertença à comunidade LGBTI+, mas sim pela coragem das pessoas serem o que são, num mundo que tenta fazê-las desistir todos os dias, pela pressão do ódio e do preconceito.

“Marchamos para que o espírito de Stonewall não seja apagado e para que nos lembremos de quem deu a vida pela nossa liberdade. Nos últimos 22 anos, desde a primeira Marcha de Lisboa, foram várias as conquistas por uma sociedade mais igualitária e livre, mas a LGBTI+ fobia continua a matar, a discriminar e invisibilizar.

Depois de um ano e meio a vivermos em pandemia, com as pessoas LGBTI+ a serem das mais vulneráveis socialmente, exigimos uma maior atenção, apoio e políticas concretas por parte do Estado a estas pessoas mais vulneráveis da sociedade. E com a proliferação do discurso de ódio, xenófobo e racista por parte da extrema-direita, denunciamos e repudiamos a sua proliferação e banalização.

Esta luta, que é internacional e interseccional, deve continuar a dar visibilidade a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, identidade e expressão de género.

A 4.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+ será portanto uma Marcha pelos Direitos Humanos, uma manifestação FEMINISTA, LGBTI+, ECOLOGISTA, ANTIFASCISTA, ANTIRRACISTA, DEMOCRÁTICA, INCLUSIVA e PARTICIPATIVA.”

A Plataforma Já Marchavas anunciará mais tarde mais detalhes sobre a 4.ª edição da Marcha.

Link do site: https://jamarchavas.pt/comunicados/4-a-marcha-de-viseu-pelos-direitos-lgbti-realiza-se-em-outubro/

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia