294 ninhos de vespa asiática detetados no Concelho de Carregal do Sal, em 2019

2180

 

Foram identificados e extintos perto de 300 ninhos de vespa asiática, durante o ano de 2019, na área territorial do Concelho.
Destes, a grande maioria foi detetada na freguesia de Oliveira do Conde (107), seguindo-se Cabanas de Viriato (83); Carregal do Sal (49); Beijós (36) e Parada (19).
O tratamento / extermínio dos ninhos de vespa velutina foi realizado pelas duas corporações de bombeiros do Concelho – Cabanas de Viriato (140) e Carregal do Sal (154) que responderam, em média, em dois dias após a denúncia da existência de cada ninho.
De acordo com os dados registados no Concelho, é também possível verificar que, regra geral, os ninhos em árvores são construídos a 10 ou mais metros de altura (121 ninhos) e maioritariamente em pinheiros (89).
Mas também foram tratados ninhos detetados noutros suportes (83) tais como palheiras, barracões e alpendres.
A Proteção Civil do Concelho tem-se empenhado no combate a esta praga respondendo de forma célere às denúncias efetuadas, quer pela população, quer pelas instituições, conforme estabelecido no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal.