22º BTT XCO – ACRAP

1823

O Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency regressa no dia 10 de junho com a realização do 22º BTT XCO – ACRAP. A disputar em Prozelo (Arcos de Valdevez), a prova decorrerá nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP (Prozelo).
O Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP The Brand Agency regressa no dia 10 de junho com a realização do 22º BTT XCO – ACRAP. A disputar em Prozelo (Arcos de Valdevez), a prova decorrerá nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP (Prozelo).
Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o 22º BTT XCO – ACRAP será promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
O 22º BTT XCO – ACRAP começará às 10 horas com as provas de Pupilos / Benjamins e Iniciados. Às 10h30 começará a prova de Infantis e pelas 11h10 a de Juvenis. Pelas 13 horas será a vez de entrarem em ação os atletas dos escalões de cadetes, femininos, paraciclismo e, pelas às 14h30, arrancará a competição dos masters. A derradeira corrida terá início pelas 16 horas e destina-se aos atletas Elite, Sub23 e Juniores.
Em 2019, António Azevedo (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) e Daniela Pereira (Saertex Portugal / Edaetech) dominaram o 21.º BTT XCO – ACRAP, sexta e última prova Campeonato do Minho de BTT XCO – Score Tech de 2019 disputada em Prozelo (Arcos de Valdevez).
O 22º BTT XCO – ACRAP tem o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, IPDJ, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike – Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais – Clínica Médica e Fisioterapia.

12 de junho: Encontro de Escolas em Guimarães 

Encontro de Escolas de Ciclismo – Guimarães Cidade de Desporto

Realiza-se no dia 12 de junho, no AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia, o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo – Guimarães Cidade de Desporto, iniciativa promovida com o apoio do Município de Guimarães.
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Município de Guimarães, o Encontro Inter-Regional de Escolas Ciclismo da Zona A será promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a FPC.
O AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia, localizado na freguesia vimaranense de Barco, será o local de realização da iniciativa destinada aos atletas dos escalões de Escolas (pupilos/benjamins, iniciados, infantis e juvenis). Nos arruamentos do AvePark serão realizadas as atividades de contrarrelógio, em linha e de destreza. A iniciativa decorrerá entre as 14h30 e as 17h30.
O Encontro de Escolas de Ciclismo – Guimarães Cidade de Desporto começará às 14h30 com a prova de destreza de Iniciados, seguindo-se, pelas 14h45, o contrarrelógio individual de Juvenis. Às 15h inicia-se a prova de destreza de Infantis e os Pupilos/Benjamins entram em ação às 15h30. Seguem-se as provas em linha dos Iniciados (16h00), Infantis (16h15) e Juvenis (16h45).
Patrocinada e com o apoio do Município de Guimarãesa, a iniciativa conta com a colaboração das seguintes entidades: Arrecadações da Quintã, POPP Agency, Cision, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, Cuidar Mais – Clínica Médica e Fisioterapia, ASC – Higiene, Girpe, Guimarpeixe, Strong Speed e AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia.
O AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia (www.avepark.pt), inaugurado em 2008 e com posicionamento estratégico nas áreas geográficas do Ave e confinantes, constitui uma infraestrutura de excelência funcional para a instalação de empresas de grande intensidade em conhecimento científico e tecnológico. O Parque de Ciência e Tecnologia está localizado no lugar da Gandra, da freguesia vimaranense de Barco.
A cidade-berço afirma-se como uma das cidades médias do país que tem assumido protagonismo na atratividade e competitividade, ora pela valorização das suas singularidades e capacidade de tematização, ora pela atração e dotação do espaço urbano de equipamentos e serviços relevantes.
A localização de Guimarães foi fundamental para a instalação deste grande polo de inovação, ciência e tecnologia, gerador de múltiplos contributos para o desenvolvimento da região e com impacto a nível mundial. O AvePark situa-se num enorme vale das freguesias de Caldelas e São Cláudio de Barco, em Guimarães, e compreende uma área geográfica de 360 000 m2. Atualmente abarca cerca de 20 empresas que empregam mais de 500 pessoas qualificadas. Entre as instituições deste habitat inovador encontram-se os 3B’s, Farfetch, SpinPark, IPCA, TecPark e outras PMEs. No futuro, abrirá portas a mais empresas que já se encontram em fase de mudança de instalações e com uma das moradas mais apetecíveis da economia vimaranense.
O Município de Guimarães apresenta-se como a entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia, dotando o espaço de condições logísticas para atuação de grandes empresas e institutos de inovação e ciência. O AvePark tem ainda como espaços comuns um restaurante, auditório, salas de conferências e reuniões e centenas de lugares de aparcamento.
O AvePark acolherá o Instituto Europeu de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, o primeiro Centro Europeu de Excelência em Portugal, e o Instituto de Nanotecnologias, Nanomodelação e Nanofabricação, com os cunhos de instituições portuguesas de ensino de norte a sul do país como as Universidades de Aveiro, Minho e Nova de Lisboa. Também no AvePark ficará instalado o supercomputador “Deucalion”, adquirido pela União Europeia, um supercomputador verde, de classe mundial.

13 de junho: Barcelos 

3º Prémio de Ciclismo HM Motor

Barcelos recebe, no dia 13 de junho, o 3º Prémio H.M. Motor, prova de ciclismo de estrada destinada aos escalões de cadetes e de juniores, pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.
Promovida conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho, a iniciativa decorrerá na Zona Industrial da Várzea e será promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
O Prémio de Ciclismo HM Motor foi das poucas atividades de ciclismo que se conseguiram realizar em 2020, regressando este ano com dois percursos para os atletas dos pelotões de cadetes e de juniores.
Com início nas instalações da HM Motor (Rua da Escola Nova, 438, Abade de Neiva – Barcelos) e chegada na Avenida da Liberdade (Barcelos), a corrida de cadetes, na extensão de 64 quilómetros, começará às 10 horas e a de juniores, com o percurso de 94 quilómetros, às 15 horas.
O 3º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, POPP Agency, Navega Rías Baixas, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais – Clínica Médica e Fisioterapia.