O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, visitou , dia 22 de novembro, alguns trabalhos de reabilitação de infraestruturas do concelho de Tondela, que foram afetadas pelos incêndios de outubro de 2017.
Acompanhado por técnicos e membros do executivo, o presidente da Câmara Municipal de Tondela deslocou-se, durante a manhã, a empreitadas comparticipadas pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), que se encontram em execução, bem como outras que já foram executadas.
A candidatura do Município de Tondela ao FSUE, num valor que ultrapassou os 2 milhões de euros, integrou um conjunto de obras, tendo uma delas sido executada pouco tempo depois dos incêndios de 2017, já que previa a demolição de edifícios, em muitas povoações do concelho, que ameaçavam a segurança nas vias públicas, bem como o tratamento de resíduos.
“Começou por ser feito o que era urgentíssimo e está executada uma fatia muito significativa. Em execução encontram-se outras frentes de trabalho, como é o caso da reparação da ex-ER228 e da EM 623, nos troços Caparrosa – limite do concelho, que dá acesso à A25”, explicou.
Também se encontra em curso a reparação da estrada que vai de Canas de Santa Maria a Lobão da Beira (CM 1497), apenas até à entrada das habitações. Posteriormente, o Município de Tondela irá suportar os custos para finalizar os restantes metros de estrada.
“Também nos Moinhos de Souto Bom, o edifício de acolhimento está praticamente todo reconstruído e decorre a reabilitação das rampas de acesso do Moinho. O edifício de acolhimento da Estação de Arte Rupestre está recuperado, as plataformas estão a ser recuperadas e, ainda em Molelos, na zona da SMIR, está a ser executado um muro de contenção do talude”, informou.
Para a próxima semana está prevista uma intervenção no CM 1517 troço Arnosa – ER 228 e Arnosa CM 1525, ficando para o fim a reparação da ER 337 no troço de Teomil- Sangemil.
De acordo com José António Jesus, encontra-se também no terreno, há cerca de 15 dias, a colocação de guardas de segurança (rails) em muitas estradas do concelho de Tondela.
“Esta é uma operação muito expressiva que se encontra em execução em todo o concelho de Tondela. Tudo isto ultrapassa os 2 milhões de euros, sendo que mais de meio milhão de euros já foi executado e o restante encontra-se em execução”, concluiu.