“ 1º Webinar: Moving Forward: 5G – Impactos na Sociedade e Economia (Parceria Altice Labs e V21 – Centro de Incubação Tecnológico de Viseu)

Altice Labs é um parceiro tecnológico do empreendedorismo e da inovação empresarial, económica, ambiental, social e cultural. O polo da Altice Labs, em Viseu, pretende reforçar o cluster das tecnologias de informação e comunicação em Viseu, promovendo novas oportunidades de emprego e formação na região. O V21- Centro de Incubação Tecnológica de Viseu promove a investigação, desenvolvimento, demonstração e inovação tecnológica e o ecossistema de inovação e empreendedorismo da cidade – que se pretende afirmar como “Happy and Smart City” -, da região e das suas ligações a nível nacional e internacional.

É neste novo contexto que agora vivemos que a Altice Labs e o V21 pretendem partilhar um conjunto de webinars – Moving Forward – de forma a alavancar o movimento da evolução e transformação digital e de aproveitamento das novas oportunidades que emergem.

No dia 15 de abril de 2020, pelas 11h30, ocorreu já o 1º webinar sobre “5G – Impactos na Sociedade e Economia” onde se juntaram 85 participantes online para assistir às várias sessões partilhadas durante uma hora, de vários pontos de Portugal e mesmo do Brasil.

O webinar abriu com, Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, que deu as boas-vindas a todos e abordou um pouco da temática do 5G, salientando como este é importante para a total cobertura digital do país. De seguida, Sérgio Lorga, Diretor Executivo da Vissaium XXI, fez uma breve explicação de algumas regras para o bom funcionamento do webinar.

Keynote Speaker, Francisco Fontes da Altice Labs, apresentou a tecnologia 5G, nomeadamente como é que a mesma evoluiu e como está ainda a emergir, passando pelas oportunidade e impactos da mesma no país. Terminou a sua intervenção com a apresentação de um cenário de emergência (simulacro) na Altice Labs em Aveiro com uso de tecnologia 5G.

O painel seguinte “Qual o papel do 5G nas cidades inteligentes?”, moderado por Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs, teve a intervenção de Cláudia Queirós, 5G PreSales Lead da Ericsson Portugal, Arnaldo Oliveira, Professor da Universidade de Aveiro, Luís Cordeiro, Diretor Técnico da OneSource e Jorge Martins, Head of Project Management Office da PDMFC, onde todos deram os seus pontos de vista sobre a tecnologia 5G, nomeadamente as suas vantagens e como é que esta se irá comportar nas cidades inteligentes e como é que as mesmas se poderão adaptar. Acreditam também que, embora a pandemia que estamos a viver possa dificultar o processo de evolução do 5G, pode ao mesmo tempo acabar por ser um catalisador do funcionamento do 5G

webinar terminou com várias questões dos participantes sobre o tema e sobre os vários tópicos discutidos ao longo da sessão, e os mesmos acabaram por destacar que este foi um momento de partilha muito enriquecedor para todos os presentes.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia