“Ninho do Falcão” – edifício de apoio ao projeto “Siga o Falcão”

1816

No dia em que o Município de Pinhel vai retomar o serviço “Siga o Falcão”, vai também abrir as portas de um edifício propriedade da autarquia recuperado para dar apoio aos utentes deste projeto de mobilidade social que veio encurtar distâncias e dar maior autonomia às gentes do concelho.

Suspenso desde o dia 15 de março, na sequência da declaração de pandemia e da ativação do plano de contingência do Município de Pinhel para fazer face ao COVID-19, o serviço de mobilidade social “Siga o Falcão” vai ser retomado na próxima segunda-feira, dia 1 de junho. Sendo um serviço que faz muita falta às gentes do concelho, nomeadamente às pessoas mais idosas ou com menos recursos, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, entendeu estarem reunidas as condições para retomar este meio de transporte coletivo a cargo da autarquia, garantindo o cumprimento das necessárias medidas de segurança. Assim, a partir do dia 1 de junho, os autocarros do “Siga o Falcão” irão retomar os circuitos normais, de segunda-feira a domingo, possibilitando a deslocação dos munícipes de todas as localidades à sede de concelho, bem como as ligações de fim de semana, de e para a estação ferroviária de Vila Franca das Naves. Quanto às regras, motoristas e passageiros deverão usar máscara durante todo o percurso, sendo que apenas serão usados dois terços da lotação total do autocarro, de modo a preservar os distanciamentos preconizados pelas autoridades de saúde.

No mesmo dia em que o Município de Pinhel vai retomar o serviço “Siga o Falcão”, dia 1 de junho, vai também abrir as portas de um edifício propriedade da autarquia recuperado para dar apoio aos utentes deste projeto de mobilidade social pioneiro na região e no país.

“Ninho do Falcão”, assim vai ser chamado este espaço que irá servir de abrigo aos utentes do “Siga o Falcão”, situando-se mesmo junto à principal paragem da cidade, em frente ao Tribunal. Com a abertura deste espaço, as pessoas poderão esperar mais confortavelmente pelo autocarro, não estando sujeitas aos rigores do inverno ou do verão. De referir que as obras de adaptação do edifício, propriedade do Município, decorreram nos últimos meses, representando um investimento na ordem dos 30 mil euros.