No próximo dia 3 de junho (quinta-feira), pelas 21H00, a Plataforma Já Marchavas promove a 1.ª reunião aberta para a 4.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+.
A componente presencial volta às reuniões da Plataforma, depois do segundo confinamento, com possibilidade de participação no Carmo 81 ou online.
Em 2020 Viseu foi a única cidade do país a marchar na rua. Agora, no início de Junho, o Mês do Orgulho, pessoas e coletivos são convidadas a fazer parte da construção da Marcha de 2021!
A ordem de trabalhos proposta inclui os seguintes assuntos relacionados com a 4.ª Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTI+:
-
Calendário;
-
Discussão de ideias e distribuição de tarefas;
-
Outros assuntos.
Junho, mês do orgulho LGBTI+, é um momento de assinalar aquilo que foi e ainda é a luta pelos direitos das pessoas LGBTI+. Em 2021 assinalam-se 52 anos da Revolta de Stonewall. A 28 de junho de 1969, várias pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn revoltaram-se contra a invasão da polícia de Nova Iorque, dando assim origem a uma série de manifestações violentas e espontâneas. Foi a primeira faísca do que viria a ser o movimento LGBTI+.