1.ª Patrulha Aérea de Vigilância e Fiscalização para a prevenção de Incêndios Florestais

Ontem, dia 05 de setembro, durante o período tarde, a Guarda Nacional Republicana (GNR), com recurso a um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP), efetuou a 1.ª Patrulha Aérea de Vigilância e Fiscalização, para a prevenção de Incêndios Florestais.

Ao abrigo da Declaração da Situação de Alerta, até ao dia 8 de setembro, a GNR levará a cabo ações de patrulhamento aéreo, incidindo nos distritos que se encontram em Estado de Alerta Especial, com risco de incêndio muito elevado e máximo.

Para além da sua normal guarnição da FAP (piloto e mecânico), o helicóptero transporta dois militares da GNR, que estão em permanente observação das áreas florestais, com o intuito de detetar atividades que violem o previsto na referida declaração, ou que configurem comportamentos suspeitos da prática de crimes. Durante o patrulhamento aéreo realizado ontem, foram controladas situações de trabalhos em espaços florestais e viaturas em zonas isoladas que, em coordenação com equipas terrestres da GNR, através da utilização de comunicações rádio, permitiram a sua abordagem e fiscalização. Por outro lado, este patrulhamento aumentou a capacidade de apoio às operações de combate aos incêndios em curso, com a avaliação de possíveis riscos para áreas residenciais.

Assim, as de ações de patrulhamento e fiscalização aérea da GNR, executadas através de meios da Força Aérea, estarão especialmente focados nas seguintes atividades, as quais são, neste período, proibidas:

·         realização de queimadas e de queimas;

·         acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais;

·         realização de trabalhos nos espaços florestais, com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâmina ou pá frontal.

Nas 24 horas do dia de ontem, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, a GNR realizou 1200 patrulhas, empenhando 2393 militares de várias valências (territorial, trânsito, investigação criminal, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, e militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro), os quais percorreram mais de 66 mil quilómetros, em missões de prevenção, fiscalização e combate aos incêndios florestais. Neste período a GNR procedeu à identificação de 8 indivíduos e à detenção, em flagrante delito, de outros 2, pela prática de crimes de incêndio florestal.

Detidos:

·         No concelho de Cinfães, uma mulher de 41 anos, devido à utilização de uma roçadora, para a limpeza de um terreno, provocou um incêndio florestal, tendo ardido uma área de cerca de 14 000 m2 de mato e arvoredo, danificando ainda uma exploração agrícola;

·         No concelho de Albergaria-a-Velha, um homem de 64 anos, através da utilização de um isqueiro, dolosamente, provocou um incêndio florestal, sendo detido em flagrante.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu