UTAD comprometida com os Objetivos Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

A 2 de agosto, cinco dias mais cedo do que em 2016, teremos consumido mais recursos naturais do que aqueles que a Terra é capaz de regenerar naturalmente num ano inteiro, de acordo o site do “overshootday”. A partir desse dia começamos a utilizar recursos que o planeta será incapaz de renovar até ao final do ano. Só em Portugal, a pegada ecológica está 160% acima dos recursos naturais nacionais, alerta a associação ZERO.
Consciente desta situação, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) construiu o Plano Estratégico para o próximo quadriénio (2017-21), sob o lema “Uma Eco-Universidade para o Futuro”, tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU na Agenda 2030, entre os quais se destacam acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
A UTAD apresenta assim um conjunto de compromissos relativos a todas as suas áreas de ação, sendo os mais abrangentes: o reforço da componente de internacionalização do conhecimento produzido pela UTAD, que se reflete em vários ODS, associado aos mecanismos de divulgação e promoção das boas práticas de ciência aberta e partilha de conhecimento; a inclusão da Agenda 2030 e dos ODS na estrutura curricular dos vários cursos ministrados pela UTAD; e o reforço do papel da UTAD enquanto veículo e promotor da Agenda 2030 no contexto das suas relações com a comunidade, com as empresas e com entidades públicas ou privadas.
Como compromissos mais específicos, destacam-se, a título de exemplo: reforçar as medidas visando o uso eficiente da água no campus, assim como o combate ao desperdício; reforçar a investigação visando promover sistemas agrários sustentáveis e a gestão sustentável e eficiente dos recursos naturais; sensibilizar a comunidade para formas e hábitos de consumo ético e sustentável, o combate ao desperdício alimentar e a redução dos resíduos; reforçar a investigação com impacto na promoção do turismo sustentável e comunitário; e reforçar a investigação e sistematizar os conhecimentos sobre alterações climáticas e seu impacto na região e no país.
As intervenções previstas para os próximos anos vão consolidar o campus da UTAD como um símbolo de sustentabilidade ambiental, de descarbonização e de redução da pegada ecológica. O futuro da Terra convoca ao envolvimento da comunidade científica e esta tem a obrigação de dar o exemplo.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia