Unidade de emergência da GNR vai ficar instalada no novo quartel dos Bombeiros Sapadores de Viseu

Protocolo aprovado em reunião do Executivo prevê a cedência gratuita de instalações enquanto não é construído novo edifício no aeródromo municipal

O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira, 22 de agosto, um protocolo entre o Município de Viseu e a Guarda Nacional Republicana (GNR), que prevê a cedência de um espaço a esta força de segurança no recém-inaugurado quartel dos Bombeiros Sapadores de Viseu, junto ao aeródromo municipal.

Esta cedência visa a instalação das equipas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, anteriormente designada por do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Viseu, que atualmente não dispõem de condições funcionais para a plena execução da sua missão.

“Tal como os Bombeiros Sapadores de Viseu, a GNR, através do seu efetivo afeto ao CMA de Viseu, também tem por missão o combate a incêndios florestais, rurais e outras missões de socorro, é perfeitamente natural a coexistência das duas forças no mesmo quartel”, justifica a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Conceição Azevedo, que destaca o entendimento e espírito de colaboração que tem existido entre o Município e a GNR.

Apesar de coabitarem temporariamente no mesmo edifício, algumas instalações serão partilhadas e outras reservadas a cada uma das entidades.

A utilização do edifício não terá qualquer encargo para a GNR: o protocolo diz apenas respeito à ocupação de parte do referido edifício, excluindo-se do mesmo, quaisquer obrigações relacionadas com atividades decorrentes das necessidades de segurança e controlo de acessos em todo o espaço e instalações circundantes.

Assim que o futuro “Polo de Proteção Civil”, onde o CMA de Viseu terá instalações definitivas, esteja dotado de condições de funcionalidade e operacionalidade, as equipas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR serão transferidas para o local.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia