Investidos 750 mil euros em eficiência energética no Bairro da Balsa

Candidatura da Habisolvis a fundos europeus resultará numa melhoria energético-ambiental no bairro social. São abrangidos pela intervenção 76 apartamentos

O Executivo Municipal de Viseu aprovou esta sexta-feira, 17 de maio, um contrato-programa com a Habisolvis para a implementação de soluções que permitam a redução do consumo energético e consequente emissão de co2 em frações do Bairro da Balsa.

Este contrato-programa resulta de uma candidatura da empresa municipal de habitação e ação social de Viseu a fundos europeus, no âmbito da ‘Utilização racional de energia e eficiência energética ambiental em bairros sociais’.

A candidatura mereceu parecer positivo do Programa Operacional Regional do Centro e prevê um investimento global de 750 mil euros. Deste montante, o Município de Viseu assegura a contrapartida nacional em cerca de 222 mil euros.

O restante investimento é financiado por fundos europeus no âmbito da ‘Utilização racional de energia e eficiência energética ambiental em bairros sociais’.

Da intervenção em três blocos habitacionais do bairro social da Balsa – num total de 76 apartamentos – está prevista a aplicação de revestimento exterior em capoto nas fachadas dos prédios, bem como a substituição de caixilharias por soluções de maior eficiência energética.

A melhoria das condições habitacionais traduzir-se-á num aumento efetivo do conforto e qualidade de vida dos cidadãos que residem nos bairros sociais de Viseu.

Construído em 1986, o Bairro da Balsa é constituído por seis blocos habitacionais. A intervenção que agora será realizada apenas incide naqueles em que o Município é proprietário da totalidade das frações, ou seja, três.

Nos outros três prédios, em que predominam frações detidas por privados, o Município apenas detém sete apartamentos, que serão também sujeitos a substituição de caixilharias, mas no âmbito de outra empreitada.

A Habisolvis é detida a 100% pelo Município de Viseu e tem como missão a promoção do desenvolvimento local e regional, nomeadamente a promoção e gestão de imóveis de habitação social, assegurando a sua viabilidade económica e o equilíbrio financeiro.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia