Gente da Minha Terra – Episódio 3 João de Barros

Não estará este nome perdido no deserto-olvido da memória viseense. Afinal, dá nome a uma escola da cidade, batizada pelo povo como “Escola Amarela”. Como costumo dizer, até os nomes próprios são definições, algo que escapará à maioria dos nossos conterrâneos, não sendo estes os réus maiores deste delito. Conhecer um nome não é o mesmo que sabe-lo. João de Barros, ilustre viseense e português, é credor de reconhecimento condizente com a sua obra. Rasgue-se digno caminho a um pastor das palavras lusas, cuja história cheira a especiarias.

João de Barros nasceu em Viseu no ano de 1496, filho bastardo do nobre Lopo de Barros e formado na gloriosa corte de D. Manuel I, na Primavera heroica dos descobrimentos. Iniciou a sua diáspora lírica na idade dos 20, ao escrever um romance de Cavalaria, a Crónica do Emperador Clarimundo, que dedicou ao príncipe herdeiro D. João, futuro D. João III.

Foi este mesmo rei que atribuiu a João de Barros o importante cargo da fortaleza de São Jorge da Mina. Mais tarde, foi-lhe concedido o cargo de tesoureiro da Casa da Índia, na qual esteve envolvido até 1528. Regressou a Lisboa em 1532, incumbido de um importantíssimo encargo: o de feitor das casas da Índia e da Mina, quando a capital portuguesa radicava no eixo comercial de todo o mundo. Encheu-se de prestígio e renunciou à riqueza. Casou com Maria de Almeida, 3ºsenhora da Quinta de São Loureiro, em Santiago de Litém, com quem teve cinco filhos e três filhas.

Mais tarde, ano de 1534, o rei D. João III dividiu a colónia em capitanias hereditárias, com o desígnio de atrair colonos para o Brasil e valorizar os seus recursos, algo já aplicado em outras colónias. João de Barros recebeu a posse de duas capitanias, juntamente com Aires da Cunha: Rio Grande do Norte e Maranhão. Todavia, a embarcação que levava o viseense não chegou ao porto desejado, acabando nas Antilhas espanholas. No seu modelar comportamento, pagou as dívidas de todos os falecidos na expedição, humanismo que viria a amargar parte da sua vida.

João de Barros, para além da empatia pelas letras, preocupava-se com a formação moral dos jovens, que deviam ser edificados na pedagogia cristã. A esse respeito, escreveu textos como “Aprender a Ler”, “Diálogo em louvar da nossa linguagem”, “Diálogo da viciosa vergonha”, “Diálogo de preceitos morais com práticas deles em modo de jogo e grmática” e “A Cartinha.” Foi neste período que redigiu uma das obras mais influentes no que concerne à nortamatização da língua portuguesa: “A Grammatica da Língua Portuguesa”, tomada como obra pioneira na escrita didática/ilustrada. Para completar este esplêndido ramalhete, incluímos a obra “Décadas”, escrito épico que engrandecia só descobrimentos portugueses.

O seu trabalho foi reconhecido na atribuição de uma fidalguia e de uma tença régia por parte do rei D. Sebastião. Faleceu em Pombal a 20 de Outubro de 1570.

Francisco da Paixão

Pub

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia