FOZCÔA: CORAÇÃO DE AMENDÔA

1982

FOZCÔA: CORAÇÃO DE AMENDÔA

Vila Nova de Foz Côa, capital da Amendoeira em Flor, vai realizar entre os dias 26 de Fevereiro e 13 de Março de 2016, a trigésima quinta edição da Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais.

Desde a 1ª edição, que a sua concretização tem vindo a ser assegurada pelo associativismo local e pelo município de foz Côa. Esta iniciativa é encarada como um dos pontos altos da vida sócio – cultural desta região.

O Concelho de Vila Nova de Foz Côa, nesta altura do ano, veste-se com um manto branco e rosa, como que antecipando a primavera. As gentes de Foz côa, preparam-se para receber milhares de turistas, provocando, naturalmente, o contacto com os valores etnográficos e culturais desta região, com a sua história e com a narração de uma tradição das vontades das gentes durienses.

Numa programação equilibrada e diversificada, conjuga-se a espectacularidade musical, local e nacional, com as feiras, exposições, visitas às quintas/ museu do Côa, torneios desportivos, montarias, passeios pedestres e de cicloturismo, free style motards, e animações de rua.

Acredita-se e aposta-se na valorização do tecido empresarial e por isso mesmo em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Foz Côa, irá decorrer no pavilhão de exposições e feiras, entre 26 e 28 de Fevereiro, a EXPOCÔA.

No último domingo, dia 13 de Março, decorrerá o tradicional desfile etnográfico. Esta pérola do certame provoca ano após ano rios de nostalgia, pois evoca a memória dos nossos antepassados.

Emblematicamente, as gravuras do Vale do Côa e as paisagens do Alto Douro Vinhateiro são, neste território caso único. Estas festividades permitem ao município de Foz Côa afirmar-se definitivamente como capital a Amendoeira em Flor, e o investimento realizado consolida o rótulo: “FOZ CÔA UM CONCELHO DOIS PATRIMÓNIOS MUNDIAIS”.