EXPOSIÇÃO – AQUILINO RIBEIRO – 02 a 30 de abril – Casa da Cultura de Sátão

1571

A Casa da Cultura de Sátão vai receber, de 02 a 30 de abril de 2019, a exposição, sobre a vida e obra do escritor Aquilino Ribeiro, “Aquilo Ribeiro nas Terras de Demo” organizada pela Câmara Municipal de Sátão, com o apoio do Município de Vila Nova de Paiva. Esta exposição faz parte do ciclo de intercâmbios de exposições entre os dois municípios.

Aquilino Gomes Ribeiro é considerado um dos mais prolíficos autores portugueses da primeira metade do século XX. A linguagem de Aquilino Ribeiro caracteriza-se fundamentalmente por uma excecional riqueza lexicológica e pelo uso de construções frásicas de raiz popular, cheias de regionalismos.

A vasta produção do autor (1885-1963) vai do romance ao conto, à novela, aos estudos etnográfico e histórico e também perpassa a biografia, a literatura infantil e o jornalismo polemizado, ocupando  um lugar único na literatura portuguesa, ao longo de mais de seis dezenas de volumes, de que o mais destacado elemento, ao nível estilístico, é a tendência para o emprego de um vasto leque de vocábulos regionais.

A exposição sobre a vida e obra de Aquilo Ribeiro estará patente na Casa da Cultura de Sátão, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 e sábados das 09h00 às 13h00.