Campeonato FIA de Fórmula E 2018/2019 DOMÍNIO TOTAL DE JEAN-ÉRIC VERGNE EM BERNA

14

Jean-Éric Vergne rubricou uma excelente performance no E-Prix suíço deste fim de semana, ao vencer a corrida depois de ter obtido a pole position. Além disso, o francês tornou-se também o primeiro piloto do Campeonato FIA de Fórmula E a registar a pole position no Grupo 1 de Qualificação e a vencer três vezes nesta temporada.

 

 

 

O seu companheiro de equipa André Lotterer esteve muito perto de obter uma super pole, e arrancou da 8ª posição da grelha, tendo, de imediato, encetado uma excelente recuperação até ao quarto lugar, passando por momentos verdadeiramente emocionantes. Infelizmente, uma falha de comunicação entre o piloto e a equipa levou a uma penalização após a corrida que colocou o alemão em 14º lugar final do E-Prix.

Mark Preston, Diretor da Equipa: “O Jean-Éric estave absolutamente frenético. Vergne foi rei em Berna, um título que ele bem merece. Devo também dar os meus parabéns a toda a equipa por este desempenho incrível. Estamos a viver uma situação que nos é familiar, com Nova York no horizonte para as duas últimas corridas, e nós no comando de ambos os campeonatos de Pilotos e Equipas. A vantagem de 32 e 43 pontos, respetivamente, pode parecer confortável, mas, na Fórmula E, isso não assim é tão linear. Há mais duas corridas para cumprir, a dupla ronda final, e tudo está ainda em jogo.”

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance: “Parabéns ao JEV e a toda  equipa DS TECHEETAH por esta incrível terceira vitória que nos coloca um pouco mais perto de ambos os títulos da 5ª Temporada. Os melhoramentos técnicos mais recentes compensaram e fizeram toda a diferença nesta corrida. Agradeço a toda a equipa os esforços impressionantes que fizeram.”

André Lotterer P14:  “Foi uma pena ter recebido uma penalização tão forte no final, depois de ter lutado tão duramente, juntamente com os meus engenheiros, para melhorar o rendimento do carro. Foi um ‘balde de água fria’, pois o quarto lugar dava-me pontos preciosos para a minha corrida pelo título. No entanto, o importante agora é levantar a cabeça e prepararmo-nos para Nova York com toda a determinação e encerrar a época em grande.”

Jean-Éric Vergne P1: “A equipa fez um trabalho notável, as coisas não podiam ter corrido melhor. No final, com o aparecimento da chuva, ficou tudo um pouco mais difícil. Optei por ser o mais cuidadoso possível, pois teria preferido terminar em segundo do que contra o muro e comprometer o campeonato. Por isso, ao mesmo tempo que lutava por vencer a corrida, estava também a ser extra cauteloso. Em suma, foi um fim de semana fantástico para a equipa: ‘pole position’, vitória e aumento da vantagem de pontos em ambos os campeonatos. Correu tudo na perfeição e estou muito satisfeito com o nosso desempenho.”

 

Próxima prova: Nova York E-Prix, 13-14 de julho.

 

Classificação do Berna E-Prix
1 Jean-Éric Vergne (DS TECHEETAH)
2 Mitch Evans (Jaguar)
3 Sébastien Buemi (Nissan)
4 Sam Bird (Envision)
5 Maximilian Günther (Dragon)
6 Daniel Abt (Audi)
7 Alex Lynn (Jaguar)
8 Felipe Massa (Venturi)
9 Lucas Di Grassi (Audi)
10 Stoffel Vandoorne (HWA)

 

Campeonato de Pilotos
1 Vergne (DS TECHEETAH) 130 pontos
2 Di Grassi (Audi) 98 pontos
3 Evans (Jaguar) 87 pontos
4 Lotterer (DS TECHEETAH) 86 pontos
5 Da Costa (BMW) 82 pontos
6 Frijns (Envision) 81 pontos
7 Buemi (Nissan) 76 pontos
8 Abt (Audi) 75 pontos

 

Campeonato de Equipas
1 DS TECHEETAH 216 pontos
2 Audi 173 pontos
3 Envision 150 pontos
4 Nissan 139 pontos
5 Mahindra 117 pontos
6 BMW 106 pontos
7 Jaguar 98 pontos
8 Venturi 88 pontos