CAL de Mosteiro de Fráguas vence Concurso de Espantalhos

2303

A Papoila, o espantalho construído pelo CAL de Mosteiro de Fráguas, foi o espantalho vencedor do III Concurso de Espantalhos, promovido pela Quinta do Vale Minhoto e que contou com a colaboração do Município de Tondela.

Em segundo lugar ficou o espantalho intitulado “Espantalhaço”, da turma do 6ºB da Escola Básica de Tondela; enquanto que o terceiro lugar do pódio foi atribuído à “Maria Alberta”, da Escola Secundária de Tondela.

Os premiados têm direito a uma visita cultural a Viseu e um cabaz composto por diferentes produtos agrícolas da Quinta do Vale Minhoto.

No total foram 13 os trabalhos apresentados a este concurso, tendo a sua seleção ocorrido na tarde do último domingo, dia 12 de maio.

A avaliação dos espantalhos ficou a cargo de um júri composto pela vereadora da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira; por um professor de EVT do Agrupamento de Escolas Tomás Ribeiro, por um professor de EVT do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, uma professora de expressões plásticas das AEC’s do Município de Tondela e um representante da ACERT.

Com esta iniciativa pretendeu-se promover a defesa do meio ambiente, devendo os espantalhos, como regra, ser compostos por materiais reciclados, resistentes à chuva e sem substâncias nocivas para o ambiente.

Outrora uma quinta agrícola, a Quinta do Vale Minhoto abriu as portas às escolas, jardins de infância, IPSS’s e restantes associações do concelho, para que pudessem apresentar as suas propostas de espantalhos, utilizados no passado como forma de afastar os pássaros das plantações.